Funcionalmente falando, óculos foram feitos para corrigir e/ou proteger a visão. Mas seu poder vai muito além disso. Óculos de grau são acessórios de estilo poderosos e podem ser um reforço de imagem muito positivo para os portadores de miopia.
Míopes sabem que, para enxergar bem de longe, é preciso correção visual. A visão para perto segue perfeita, mas, para longe, começa a ficar embaçada e não parece ser tão eficaz como antes. E, então, não tem conversa: chegou a hora de passar a visitar um oftalmologista pelo menos uma vez por ano para checar o grau.
A palavra “miopia” se origina do grego “múóps”, isto é, “vista curta”, por causa da tendência natural do míope de apertar os olhos para enxergar melhor à distância. Isso ocorre porque, em olhos míopes, o foco da imagem não se dá diretamente na retina, mas antes da mesma pelo fato de o globo ocular ser mais longo que deveria - é preciso apenas de 1 milímetro de excesso para gerar 3 graus de miopia.
A correção se dá com lentes divergentes ou côncavas, que afastam a imagem na retina para garantir a visão nítida. Essas lentes são mais finas no centro e mais espessas nas bordas e, em casos de graus mais altos, podem fazer que os olhos de quem as usa pareçam muito menores (o conhecido “fundo de garrafa”). Graças aos passos largos da tecnologia, atualmente há lentes mais finas, resistentes e leves e modelos de óculos especialmente indicados para as altas miopias.
Algumas dicas podem ser úteis para garantir uma miopia feliz, principalmente nos casos mais de graus maiores:
Lentes de alto índice de refração, que são mais finas, leves e planas, assegurando resultado estético superior.
Lentes do tipo asféricas evitam distorções visuais e oferecem qualidade visual em todos os ângulos do olhar.
Lentes com tratamento antirreflexo aprimoram o desempenho visual e diminuem a percepção das imagens indesejáveis conhecidas como “anéis concêntricos”, que podem surgir nas bordas das lentes côncavas.
Armação bem ajustada, perto dos olhos, já que a opção de a mantê-la afastada dos olhos pode alterar o grau, além de aumentar o efeito “fundo de garrafa”.
Armações de acetato e/ou com o talão mais alongado (aquele detalhe proeminente na junção da parte frontal com as hastes) são as mais indicadas.
Com sua equipe de profissionais altamente qualificados, a Miguel Giannini Óculos é ideal para você, míope, escolher seus novos óculos e ser muito feliz com eles. Agende sua visita!
Por Andrea Tavares @ladyoculosoficial
Comments