O Blog da Miguel Giannini Óculos explica a importância desses valores na escolha das lentes e traz dicas para uma experiência visual de qualidade superior.
Ao adquirir um novo par de óculos de grau, é possível se deparar com diferentes opções de índices de refração. Mas o que exatamente são esses índices e por que são importantes na escolha das lentes?
Desvendando o Mistério
Os índices de refração das lentes dos óculos referem-se à medida da capacidade do material da lente de refratar a luz. Quanto mais alto o índice de refração, mais eficiente será a lente em dobrar a luz, o que significa que o resultado pode ser lentes mais finas e mais leves para uma mesma correção visual.
Por isso, graças aos altos índices, até portadores de graus mais altos eventualmente podem ter uma experiência estética mais interessante e completa na hora de eleger seus óculos, já que passam a dispor de uma variedade maior de armações, seja em tamanhos ou estilos. Obviamente, sempre levando em conta a orientação de profissionais como a equipe de consultores da Miguel Giannini Óculos.
Qual a Finalidade?
Optar por índices mais altos pode trazer várias vantagens. Como já foi mencionado, lentes com índices mais elevados têm espessura menor e são mais leves. Isso não apenas melhora o conforto ao usar os óculos, como também gera um resultado estético mais agradável, especialmente para graus mais elevados.
Além disso, índices mais altos reduzem a distorção visual, proporcionando uma visão mais nítida e clara. Isso é particularmente importante para pessoas com graus mais altos de miopia, hipermetropia ou astigmatismo, em que lentes mais espessas podem distorcer a visão periférica e gerar fadiga visual. Em geral, as lentes de alto índice são indicadas para graduação superior a 4.
A maioria das prescrições é compatível com mais de um índice de lente específico. Por isso, vale estar atenta ou atento às vantagens e às desvantagens dos vários índices de lentes; isso auxiliará a eleger as lentes mais adequadas para seu estilo de vida.
O índice de refração é medido por números e os mais usuais são 1.50, 1.56, 1.60, 1.67, 1.74 e 1.76 – a partir de 1.67, as lentes já são consideradas de alto índice. Aquelas com índices de refração menores, como 1.50, são uma opção interessante para baixos graus de hipermetropia e miopia. Já as de índices de refração mais altos, como 1.67 e 1.74, são mais finas, mais leves e indicadas para portadores de altos graus tanto de hipermetropia quanto miopia.
Orientação Profissional
A Miguel Giannini Óculos oferece uma variedade de lentes a fim de atender às suas necessidades individuais. A equipe de especialistas está à disposição para orientá-la ou orientá-lo sobre as lentes mais adequadas para seu grau, estilo de vida e preferências estéticas. Agende sua visita!
Por Andrea Tavares @ladyoculosoficial